As Aldeias do Xisto juntaram um grupo de 18 artesãos e uma equipa de design com o objectivo de procurar uma nova ligação entre as manualidades, o saber fazer e o design. O resultado desse processo criativo, sob o tema inspirador da água e imerso na identidade de um território, foi apresentado numa exposição no passado dia 29 de Junho no H2OTEL, em Unhais da Serra, Covilhã.

Os produtos que foram apresentados pela primeira vez no  dia 29 de Junho, em Unhais da Serra, são a água em todas as suas formas. Os diversos materiais e técnicas utilizados pelos artesãos resultaram numa diversidade surpreendente de interpretações do tema ‘água’.
Estes produtos não são só únicos por, de facto, cada um deles o ser, mas também porque juntos contam uma história.

O processo de trabalho que esteve por trás desta Comunidade de Práticas das Lojas Aldeias do Xisto, estimulou a ligação entre a arte e a natureza, entre o homem e o território que o envolve, entre o saber fazer e o design.
Cada artesão sentiu esta experiência de forma particular e única e contou-a através das mãos, em madeira, cerâmica, vidro, tecelagem, feltro, pedra e prata.

Água Musa
O Projecto Água Musa consiste no desenvolvimento de uma acção de orientação criativa assistida para o desenvolvimento de uma família de artefactos temáticos repre-sentativos das Aldeias do Xisto, desenvolvidos por um conjunto de artesãos em interacção com a metodologia projectual do design.
Esta acção constitui-se num exercício orientado por um tema aglutinador e de compreensão universal – a Água – explorando princípios, técnicas e actividades que fomentam a reflexão e o pensamento criativo procurando novas propostas na trilogia craft + design + natureza.

Artesãos envolvidos:
– Ana Lousada e Carlos Neto «Casa da Olaria» (cerâmica)
– António Fernandes (madeira)
– Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo «Projecto A2» (cerâmica)
– Guida Fonseca (têxteis)
– Idálio Dias (madeira e pedra)
– Kerstin Thomas «Atelier da Cerdeira» (madeira)
– Miguel Neto (cerâmica)
– Mónica Faverio e Sérgio Lopes «InVidro» (vidro)
– Nuno Alves «Officina Objectos Improváveis» (madeira)
– Patrícia Gorriz (prata)
Stefanie Kohne «Feltrosofia» (feltro)
– Vânia Kosta «Dedal no Dedo» (têxteis)
– Vasco Baltazar (cerâmica)
– Xana Monteiro e Carlos Lima «Barraca dos Oleiros» (cerâmica)

Atelier de Design:
– Nunes e Pã

PR_Craft + Design + Natureza (PDF)

Recomendamos uma visita a:

www.aguamusa.com


Anúncios